segunda-feira, 30 de abril de 2012

PRECURSOR DO MISSIONÁRIO JOEL CARLSON EM PERNAMBUCO


Glória a Deus, o Pai Eterno,
Cujo trono é os céus;
O universo Lhe pertence.
Glória, sim, ao nosso Deus.

Eu te louvo! Eu te louvo!
Oh! Jesus, meu Salvador!
Dai-lhe glórias, ó remidos!
Pois Seu sangue limpa o pecador.

Esses são os primeiros versos de um dos belos hinos da nossa Harpa Cristã, o hino de número 10, traduzido pelo precursor da Obra Missionária Pentecostal aqui em Pernambuco. Estamos falando do servo de Deus, o irmão Adriano Nobre, cooperador do missionário Gunnar Vingren, que foi enviado pelo mesmo, aqui para o Recife, no ano de 1916, para anunciar a mensagem da cruz, o evangelho pleno que transforma o homem pecador em uma nova criatura e que em sua mensagem trazia a nova doutrina do batismo com o Espírito Santo, dons espirituais e uma nova forma de oração proferida em grupo. Era o início do Movimento Pentecostal.

Os cultos eram realizados em casas de pessoas interessadas na nova doutrina do pregador que também realizava visitas às famílias que lhe davam atenção, tendo em uma destas visitas conhecido um casal de irmãos membros de uma outra Igreja evangélica, o irmão João Ribeiro e a sua esposa irmã Filipa Ribeiro, tendo os mesmos cedido a sua residência para a realização dos cultos. Essa casa ficava situada na Rua Velha, número 27 no bairro da Boa Vista, sendo considera a primeira casa de culto do Movimento Pentecostal em Pernambuco. É ele quem batiza os dois primeiros novos convertidos no Rio Capibaribe, tendo um desses, a irmã Luli Ramos, recebido o batismo no Espírito Santo, tornando-se a primeira a ter a promessa do derramamento do poder de Deus aqui no Estado.

Quem foi o Irmão Adriano Nobre

Foi membro da Igreja Presbiteriana de Belém – PA trabalhou nos seringais, comandou navios em uma companhia de navegação que fazia o transporte de passageiros pelos rios da amazônia, muito comum na Região Norte do país. Falava fluentemente a língua inglesa o que foi fundamental para ensinar aos missionários recém-chegados a língua portuguesa.
Sendo crente presbiteriano, creu na atualidade do Batismo com o Espírito Santo com a evidência no falar em línguas estranhas através da mensagem do missionário a quem dava assistência e então filia-se à Missão passando a  exercer várias atividades. Pode-se afirmar que foi o nobre pastor que “espiou a terra” e viu que era boa! Glórias a Deus que é poderoso para cumprir com a Sua Palavra!


Leia também:





2 comentários:

glauce disse...

Hoje, aos 57 anos, posso dizer que tive a felicidade de aos 09 anos, conhecer a esposa do Missionário Joel Carlson, uma senhora muito linda, que vivia na Casa do Pavão, no Bairro de Beberibe, que anos mais tarde, vim saber que se tratava do Orfanato da ASSEMBLÉIA DE DEUS. É UMA PENA, QUE NOSSA IGREJA NÃO DESPERTOU PARA TOMBAMENTO DAQUELE PRÉDIO.

Unknown disse...

Deus te abençoe Irmã Glauce. Por Acaso a irmã sabe onde ficava a casa do Pavão em Beberibe? Eu e um colega da Faculdade (historiadores) estávamos querendo localizar pelo menos vestígios dessa casa, pois faz parte da história de Pernambuco,justamente conhecida como a Convenção de Beberibe, daí a praça com Esse nome: Praça da Convenção. Soubemos que essa casa tinha recebido uma homenagem, uma escultura de um pavão que foi colocada na praça. Como Historiador estou pesquisando. Incrível é que morei há mais de trinta anos em Dois Unidos, meus pais e irmãos ainda moram lá, e não me atentei para este fato. Se a irmã tiver fotos, ou sabe onde era a casa, fique à vontade para me informar. Obrigado! Fique na Paz de Cristo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...