sábado, 23 de junho de 2012

Bondade: a prática do Fruto do Espírito Santo


Bondade: a prática do Fruto do Espírito Santo


“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei” (Gl 5.22,23). A bondade é um dos mais conhecidos atributos de Deus (Na. 1.7), e na vida prática do cristão é a balança fiel de um caráter influenciado Espírito Santo. É o anseio pelo bem, a cordialidade do coração exercitada na fé cristã.
A bondade como característica do Fruto do Espírito se manifesta de várias formas. Revela-se no zelo e na busca pela verdade e justiça (Mt 5.6), alinhando os sentimentos humanos à vontade soberana de Deus (Am 3.3). Outra manifestação de bondade na vida do crente é o seu aborrecimento ao pecado e ao mundo que jaz em trevas, bem como a procura da integridade e retidão no seu viver.
Este sentimento divino gerado pelo Espírito Santo no interior do cristão se expressa em atos de amabilidade e comportamentos nobres, como visita aos enfermos, contribuições para a manutenção da Igreja e obra social, assiduidade aos cultos, relacionamento respeitoso com o próximo, cordialidade nas palavras e nas ações. Quando a bondade é parte integrante do caráter de uma pessoa, ela também desenvolve a capacidade de sofrer o dano para não ofender a Deus ou a seu semelhante (Gn 26.17-33). A bondade também é manifestada quando temos disposição para o perdão (Gn 45.1-8). A demonstração de um coração bondoso é o resultado do caráter divino em nosso ser, é a resposta do homem ao Seu amor e bondade.
E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo... Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus” (Lc 6. 33,35).
Pr. Ailton José Alves
Pr. Ailton José Alves | 22/06/2012 at 17:02 | Categorias: Post | URL: http://wp.me/p1WEGM-SW



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...